O Campeonato Paulista e Brasileiro de Supermoto chegou a 4ª etapa na cidade de Piracicaba/SP, que sediou a prova que foi válida pelos dois campeonatos. O evento realizado pela R. Vieira estava perfeito. A torcida lotou as dependências do ECPA para acompanhar as disputas entre 37 pilotos inscritos nas sete categorias da competição.
Uma pista mista, com terra e asfalto, de média para alta velocidade foi palco da prova. A parte da terra estava em boas condições para que os pilotos não muito experientes nessa parte pudessem fazer seu traçado sem medo, pois andar na terra com pneu slick não é fácil.
As primeiras motos a entrarem na pista para a primeira bateria foram da categoria SM3A ( Nacionais até 250cc originais). Warrisson Fião venceu as duas baterias e ampliou a vantagem no campeonato.
Logo depois, ainda com motos nacionais, entraram os pilotos da SM3B (acima de 250cc).
A expectativa era uma grande disputa entre o atual campeão paulista e brasileiro da categoria Alex Pavaneli e Helpio Nogueira. Ambos dispararam na frente, se distanciaram muito dos demais pilotos e Alex levou a melhor na disputa. Outro destaque da categoria foi o estreante Luisinho Silva, que travou belo duelo com Felipe Teixeira e levou a melhor. Na segunda bateria Alex venceu com tranquilidade já que a moto de Helpio quebrou e o mesmo abandonou a prova.
Com grid lotado, largaram as motos importadas, com classificação separada, entraram as categorias Sm1, Sm2 e SM4. Rafael Fonseca e Chiquinho Velasco mais uma vez largaram nas primeiras e segundas posições respectivamente e proporcionaram um belo espetáculo para o público. Chiquinho caiu na metade da corrida, mas foi em busca do prejuízo, travando duelo com Laszlo Piquet durante o restante da corrida. Com a queda de Chiquinho, Kleber Justino assumiu a segunda posição e se manteve até o final. Na segunda bateria, Fonseca e Justino repetiram a dose finalizando em primeiro e segundo respectivamente.
Na Sm2, o piloto da cidade Marcelo Gurgel acelerou forte e venceu a primeira bateria, seguido por Luciano Rodriguez em segundo, Ranieri Brasil em terceiro e Gustavo Brandão em quarto. Na segunda bateria, foi a vez de Gustavo Brandão dar um show e vencer a corrida.
Na Sm4 (over 35) Emerson Menezes venceu a primeira bateria com Carlãozinho Coachman em segundo e Gilberto Vieira em terceiro. Na segunda bateria, Carlãozinho deu um show e venceu, com Gilberto em segundo e Emerson em terceiro.
Com os resultados, Chiquinho Velasco foi declarado campeão Brasileiro por antecipação na cat. Sm4.
Para encerrar, entraram na pista a categoria Kids e Penélope numa única largada.
Nessa etapa, o Supermoto contou com a presença ilustre da piloto do motovelocidade Erika Cunha, que disse estar completamente apaixonada pela modalidade. Como já era esperado, Erika venceu a corrida de ponta a ponta. A briga boa ficou entre Daniella Velasco e Rafael Velasco. Apesar de categorias diferentes, Rafael imprimiu um ritmo forte pra cima da tia, que não deixou o sobrinho passar de jeito nenhum. “O menino está igual ao pai, não se intimidava com o ronco da 450cc e vinha pra cima, colocava a roda ao meu lado e me fazia acelerar mais forte pra não deixá-lo me ultrapassar. Quase não deu pra segurar a posição”, declarou Daniella Velasco que ficou em segundo lugar e está liderando o campeonato com 10 pontos de vantagem.
Na categoria Kids Rafael Velasco venceu, com Guilherme Silva em segundo.
O Campeonato Paulista de Supermoto tem a organização da R. Vieira e conta com patrocínio de Shoei / Tutto Moto / RB5 / Thechnic Pneus e Câmaras / Serve Peças/ Brembo/ Alemão Pneus/Rs1 Racing / Hicaro Alumínio/Alumetalez.
Co-Patrocínio: Velasco Racing / Islin Graficos / R2l Sport Wear / America Sports / Laser Tech / Stocovich Design.
A supervisão é da FPM. Para mais informações sobre datas e classificação, entre outras, acesse o site www.fpm.esp.br
Fonte: Supermoto Brasil – Fotos: Divulgação