A Suzuki irá apresentar na 43ª edição do Tokio Motor Show a moto-conceito Recursion, um protótipo que tem como grande diferencial o uso de turbocompressor. Recurso utilizado em uma motocicleta pela primeira vez em 1982, na Honda CX 500T, que desenvolvia 82 cv de potência, contra 50 cv do mesmo modelo sem o turbo, resultando um acréscimo de 64% na potência dessa motocicleta. Yamaha e Suzuki também desenvolveram seus modelos turboalimentados na época, mas as limitações tecnológicas tornaram esse recurso um fracasso, sendo logo abolido do mercado.
Segundo informações não-oficiais, extraídas de imagens de um vídeo divulgado na internet aparentemente gravado em uma apresentação técnica do modelo, a Recursion é basicamente uma naked com assento monoposto (apenas para o piloto) e semicarenagem. Pesa 174 kg e conta com chassi de alumínio e balança monobraço na suspensão traseira. A suspensão dianteira é invertida e os freios contam com ABS, sendo a roda dianteira montada com pinça radial Brembo mordendo um único disco, com grande diâmetro, lembrando os utilizados nas motocicletas Buell. O cilindro mestre também é da renomada marca italiana. As rodas são aro 17” e calçadas por pneus na medida 120/70 (dianteiro) e 160/60 (traseiro).
O painel conta com 3 displays digitais, com conta-giros no centro, grande velocímetro e indicador de marcha, entre outras informações ao condutor. O destaque é o motor bicilíndrico em linha com 588 cm³, arrefecido a líquido e equipado com turbocompressor e intercooler (um resfriador do ar admitido pelo turbocompressor). Segundo a apresentação que “vazou”, desenvolve potência máxima de 100 cv a 8 000 rpm e torque de 10,2 kgf.m a 4 500 rpm. A potência equivale à encontrada na tetracilíndrica Kawasaki Z800 no dinamômetro e o torque supera o encontrado em modelos como Honda CB 1000R e Triumph Speed Triple 1050. O protótipo da Suzuki segue uma tendência que já é realidade nos automóveis, que é o downsizing. Em resumo, é a busca por parte da engenharia em desenvolver motores cada vez menores, porém, com melhor rendimento (desempenho e consumo) graças ao uso de sobrealimentação e/ou outras soluções técnicas de vanguarda. O objetivo da marca é uma motocicleta que seja funcional e econômica no uso urbano e radical na estrada, com o auxílio do turbo. Uma complexa mistura entre razão e emoção.
As informações oficiais sobre a Suzuki Recursion serão divulgadas no Tokyo Motor Show, que abre as portas para o público no dia 23 de novembro.
Fonte: Motociclismo Magazine