Já faz algum tempo que a Aprilia anunciou sua volta à MotoGP, sem informar notícias posteriores. Felizmente, para a alegria dos muitos fãs da marca, o diretor de gestão esportiva da marca italiana,Albesiano Romano, confirmou que tudo segue como o planejado.
O dirigente disse que o protótipo está sendo baseado na moto da Superbike, onde a Aprilia ainda é muito bem sucedida. O projeto tem a parceria da equipe Ioda Racing e o piloto, Danilo Petrucci é o encarregado de fornecer informações sobre a eletrônica, pneus, e outros acertos.
A moto tem previsão de realizar os primeiros testes na primavera de 2015. Romano também não descarta uma aparição como Wild Card (convidado) antes da estreia oficial programada para 2016, quando a central de processamento do motor (ECU) será padronizada para todas as equipes.
Embora tenha feito muito sucesso nas categorias de acesso da motovelocidade, 125cc e 250cc (hoje Moto3 e Moto2), além da Superbike, a Aprilia nunca conseguiu grande destaque na MotoGP, retrospecto que o Grupo Piaggio (controladora da marca) investirá pesado para reverter. A última temporada como equipe oficial foi em 2004.
Fonte: motorpasion