Um dos equipamentos fundamentais são os alforjes ou malas laterais para transporte das bagagens. Existem inúmeros fabricantes e produtos de diversas qualidades, uma indústria que não para de evoluir assim como o crescente aumento dos motociclistas de viagem.
Os verdadeiros motociclistas, mesmo com poucos recursos ou com motocicletas de baixa cilindrada se aventuram pelo mundo, exemplos não faltam. Atualmente um equatoriano viaja pela América do Sul com sua Vespa, outro foi de São Paulo ao Alaska de Honda Titan 150 cc, outro foi de scooter de 125cc também para o Alaska desde o Rio (viagem de ida e volta). Enfim…
Nos primórdios do motociclismo de viagem, quando nem plástico existia, a solução eram as bolsas [alforjes] de couro adaptados às laterais das motos, feitas de forma artenasal em casa com ajuda do sapateiro.
Um motociclista Argentino, habilidoso e criativo, desejando viajar com sua moto e com poucos recursos financeiros e grande habilidade, conseguiu realizar a seguinte proeza:
Fonte: Texto pelo Gugu – 71 anos, motociclista há mais de 50, administrador, empresário em Taubaté/SP, roda de Honda Varadero XLV 1.000cc – RockRiders