O nome da cidade é uma referência à formação montanhosa que os moradores dizem parecer uma boca. Emancipada de Lages em 1994, Bocaina do Sul foi colonizada por alemães a partir da década de 1870 – até então era habitada por índios das tribos guarani, caingangue e xoclengue. Sobrenomes como Kauling, Wiggers, Feldhaus e Schilichting são frequentes entre os habitantes.
A cidade tem cinco canchas de laço, esporte preferido dos moradores. Assim, além de apreciar as atrações naturais e culturais, o visitante tem grandes chances de presenciar a exibição de um “peão laçador”.
O que fazer
Fábrica de Papel Itajaí
Trata-se de um empreendimento industrial desativado há mais de 30 anos, depois da falência da companhia. No local estão as ruínas, pedaços das paredes e até mesmo parte dos equipamentos. O caminho até lá é uma estrada de terra com 7 km de extensão que leva à localidade de Pinheiro Marcado. O cenário ao redor da fábrica é magnífico, incluindo uma belíssima cachoeira com 140 m de queda. Na área há um loteamento de alto padrão, mas a visitação continua permitida – basta pedir autorização. Seguindo pela estrada ao lado do bar, na entrada do loteamento, é possível chegar à parte de cima da cachoeira, observando a fábrica abandonada de outro ângulo e conhecendo o açude, concluído em 1953 para abastecê-la com a quantidade necessária de água
Mini Pantanal (pesque-pague)
Situado ao lado do Rio Canoas, tem mais de 40 hectares de lagoas com peixes nativos, como traíras, lambaris e jundiás – alguns tão grandes que chegam a “vergar o caniço”, como se diz na região. As regras não permitem pescar com tarrafas, redes e canoas. Pode-se pagar para ficar o dia inteiro e pescar à vontade, utilizando os banheiros e chuveiros. Para hospedagem, há chalés com piscina, campo de futebol e cancha de bocha.
BR-282, Km 187, Santa Rosa.
Fone: (49) 9122-5458 / Fone: (49) 9973-0239
www.minipantanal.com
Infraestrutura
A cidade tem poucas alternativas de hospedagem e gastronomia. O Mini Pantanal é um empreendimento que une ambas.
Prefeitura
Fone: (49) 3228-0047
www.bocaina.sc.gov.br
Hospedagem: 30 leitos
Acessos
Por via rodoviária
De Lages: BR-282.
De Florianópolis: BRs 101 e 282.
De Porto Alegre: BRs 116 e 282.
De Curitiba: BRs 116 e 282.
Distâncias de Bocaina do Sul
Lages: 40 km
Florianópolis: 183 km
Porto Alegre: 388 km
Curitiba: 395 km