PRF/SC- Fiscalização de motos no oeste catarinense
04/11/2013- Na tarde de sábado (02) as Unidades Operacionais da PRF de Xanxerê e Maravilha, na BR-282, realizaram intensa fiscalização com foco em motocicletas que participavam do encontro de motos realizado na região.
Foram feitas autuações por excesso de velocidade, placas sem condição de visibilidade, problemas nos escapamentos além de embriaguez ao volante.
Uma prática que vem se tornando comum entre motociclistas trata-se de uma adulteração no escapamento das motocicletas. O objetivo alegado é aumentar o barulho, para que a presença da moto seja percebida mais facilmente, mas o resultado é o incômodo causado a motoristas, pedestres e até outros motociclistas, especialmente no perímetro urbano, onde são frequentes as reclamações da população.
A adulteração é considerada infração de trânsito e está prevista no artigo 230, inciso XI, do CTB, que proíbe o ato de: “Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. A multa é de R$ 127,69 mais perda de cinco pontos na CNH.
Fonte: PRF/SC