Bento Gonçalves (RS) – O GP Gaúcho de Motovelocidade aquece os motores para a temporada 2013, com cinco etapas marcadas para este segundo semestre nos principais autódromos do Estado. A primeira está marcada para os dias 10 e 11 de agosto em Santa Cruz do Sul, sendo que as categorias incluem as motocicletas de 125 cilindradas até as superbikes da GP 1000. A organização espera aumento do número de competidores. “Teremos um crescimento de 20 a 40% do número de pilotos no grid desta quarta edição”, antecipou Alexandre Sampaio, diretor da Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos (AGEM), organizadora do campeonato.
Passados os compromissos da Seleção Brasileira de futebol, chegou o momento do gaúcho respirar motovelocidade. “Preferimos agendar o campeonato para o segundo semestre, após a Copa das Confederações, justamente para termos mais espaço no cenário esportivo. O regulamento do GP Gaúcho 2013 foi totalmente desenvolvido pensando na integração com o Campeonato Brasileiro da modalidade, que é disputado no Moto 1000 GP, e isso contribui para que mais pilotos possam disputar as nossas etapas”, explicou Sampaio.
Assim, as categorias da competição nacional estão presentes no GP Gaúcho 2013: GP 1000 (superbike com preparação limitada) e GP Light (superbike com componentes originais). O torneio estadual inclui ainda a GP 600, Fórmula Turismo 1000, Fórmula Turismo 600, CB 300, GPR 250cc, GPR 125cc e Feminina. O GP Gaúcho valoriza ainda os mais experientes com a classe Old Challenge, uma disputa paralela em todas as classes direcionada aos pilotos com mais de 38 anos.
“As nossas expectativas são muito positivas para o início da competição. Haverá grandes nomes na GP 1000, como o de Robson Portaluppi, e ainda a presença de competidores estrangeiros, principalmente da Argentina e do Uruguai, que devem aumentar ainda mais o nível técnico. Há os pilotos que estão subindo de categoria – como é o caso do atual campeão da CB 300, Pedro Sampaio, que estreia na GP 600 – e a chegada de muitos novatos nas categorias menores e na Formula Turismo. O grid deve dobrar na GPR 125cc, portanto há muitas emoções reservadas para as provas”, continuou.
Outro ponto que deve elevar o nível das disputas foi a abertura de mais sessões de treinamento nos autódromo gaúchos. “Nunca tivemos tanto tempo para a preparação dos pilotos como nesse ano. A programação de track days está muito movimentada e os competidores têm apresentado grande progresso na pista. Eles também já podem adquirir os pneus oficiais do campeonato, que são Michelin, e realizar os treinamentos para sentir o produto, ou seja, não precisam esperar o dia da corrida para isso”, concluiu Sampaio. Para mais informações sobre a comercialização e modelos dos pneus, clique aqui.
Calendário – GP Gaúcho 2013
10 e 11 de agosto – Santa Cruz do Sul
7 e 8 de setembro – Guaporé
5 e 6 de outubro – Santa Cruz do Sul
19 e 20 de outubro – Santa Cruz do Sul (etapa válida pelo Moto 1000 GP)
30 de novembro e 1 de dezembro – Guaporé
Com organização da Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos (AGEM), o GP Gaúcho de Motovelocidade tem o patrocínio de M3 Parts/Michelin e Sulfer. O evento conta com o apoio da Zuun Motorcycle, Chacal Fotografias, Curva do S, Revista Potência Máxima, Serjão Box Racing e Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, além da supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O site oficial é o www.gpgaucho.com.br.
Fonte: Mundopress
Fotos: O Chacal photo race