Este domingo aconteceu a Primeira etapa do campeonato brasileiro de moto velocidade (moto 1.000 GP).
Infelizmente não pude correr por problemas de saúde e em comum acordo Eu e a equipe Duda Racing preferimos focar nossos esforços para o campeonato Superbike Series e o Campeonato Paulista, sendo assim, convidei o Piloto Julio Castroviejo #24 (Sarachú Escapes Esportivos / JAF Racing) para dar a visão de dentro da pista para vocês leitores…
Nesse final de semana aconteceu a estréia do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade no autódromo de Interlagos, e tenho que tirar o chapéu pra organização que mostrou ser um evento de alto nível.
Sexta-feira, dia de treino livre, entrei na pista só pra tirar a ferrugem do corpo e ter a certeza que estava tudo certo com a moto.
No sábado começaram os treinos qualificatórios, ai já deu pra perceber que o bicho ia pegar na corrida. No primeiro treino diferença de menos de 1s entre o 3º e o 8º colocado, consegui ficar com a 7ª colocação o que me deu direto a passar para o Q2, que é o segundo treino qualificatório apenas para os 8 primeiros colocados. Praticamente juntos todos os pilotos saíram pra pista tentando baixar ainda mais os tempos, o que de fato aconteceu, e a diferença entre o 4º e o 8º colocado baixou para apenas meio segundo. Consegui melhorar um pouco meu tempo e pulei da 7ª para a 5ª colocação.
Domingo, enfim chegou o dia “D”, todas as motos alinhadas no Grid, luz vermelha acessa, os motores roncando alto e é dada a largada… Já na primeira curva perdi algumas posições, a briga estava muito acirrada até porque apenas 3 dos 25 pilotos inscritos subiriam ao pódio. Após completar a primeira volta, já aconteceu a primeira queda bem na minha frente, o piloto Adriano Pavoni #12 entrou forte na curva do pinheirinho e acabou escorregando, eu que vinha logo atrás quase fui junto, mantive a concentração e segui na disputa atrás do piloto Leandro Lionese #79. Completada a segunda volta e mais um susto, a piloto Sabrina Paiuta #88 que vinha forte fazendo uma corrida de recuperação se acidentou na primeira perna do “S” devido a uma fissura na pista, e por pouco não foi atropelada pela moto #79 que vinha logo atrás. Com isso o piloto Hebert Pereira #21 que estava à frente abriu uma pequena vantagem, enquanto Eu e o piloto Claudinei Silva #44 travavamos uma disputa emocionante pelo 5º lugar, vínhamos literalmente grudados um no vácuo do outro… passando… e sendo ultrapassado a cada volta numa disputa limpa trocando de posição a cada curva. E nos últimos metros de pista já avistando a bandeira quadriculada numa manobra inteligente o piloto #44 veio no vácuo e conseguiu fazer a ultrapassagem chegando a 0.008s na minha frente, o que equivale há poucos milímetros de distância.
Com isso ganhei um pouco mais de experiencia de pista, principalmente em disputas mais acaloradas com trocas de posições a todo momento.
Agradeço meu Pai que lá de cima me deu forças, pois ele ja correu muitas vezes em interlagos e sei que la de cima estava emanando energias positivas…agradeço também meus patrocinadores: Sarachú Escapes Esportivos e a JAF Racing…além do espaço cedido pelo site UTIAMA.COM e meu amigo Pàssaro.
Foto: Arquivo pessoal