De acordo com notícias provenientes de vários meios de comunicação, e que têm vindo a ganhar força através de outras informações divulgadas em vários sites especializados, a marca italiana Marzocchi está em risco de fechar portas e dar por encerrada a sua produção!
Reconhecida como uma das principais marcas de componentes de suspensões e de suspensões, a Marzocchi é parceira de várias marcas como a Ducati, Aprilia, MV Agusta e inclusiva a Bimota, entre outras. No entanto, e apesar desse reconhecimento ao nível da qualidade, a Tenneco, empresa americana que desde 2008 é proprietária da Marzocchi (e também da Monroe, Dynomax ou Gillet), pretende acabar com a produção de suspensões na fábrica em Zola Pedrosa.
O prazo dado pela Tenneco para o encerramento da produção é de até setembro próximo, e a decisão já foi comunicada à comissão de trabalhadores da Marzocchi. Ao todo serão cerca de 100 trabalhadores que ficam sem o seu posto de trabalho.
Existem ainda algumas hipóteses da situação não terminar como se prevê: a Federação de Trabalhadores Italianos da Metalurgia está em campo a negociar uma saída diferente para esta situação em que a Marzocchi está envolvida. A intenção é encontrar um novo proprietário para a marca italiana.
No entanto a Tenneco já comunicou às marcas de motos que utilizam componentes Marzocchi que para 2016, terão de procurar novos fornecedores de suspensões para os seus modelos.