Bento Gonçalves (RS) – As motocicletas prometem disputas de tirar o fôlego na 23ª edição do Rally do Sertões. O maior evento off-road do país tem início neste sábado em Goiânia (GO) e inclui 2.875,79 quilômetros de percurso no total – sendo 1.508,60 de especiais (trechos cronometrados). Experientes, os pilotos do Team Rinaldi são fortes candidatos aos títulos da categoria e estão prontos para acelerar. Os campeões serão conhecidos no dia 8 de agosto, na chegada em Foz do Iguaçu (PR).
O Rally dos Sertões reserva desafios e paisagens inéditas. De acordo com a organização, o percurso terá altas velocidades e piso predominante de cascalho e piçarra, além de passagem por regiões serranas e canaviais. Estão inscritos 183 competidores, incluindo ainda as categorias para carros, quadriciclos e UTVs.
O Team Rinaldi separou pares dos pneus HE 42 para as motocicletas, desenvolvidos especialmente para os praticantes de rally que procuram durabilidade e alta performance. Os pilotos ainda contam com outras opções da linha off-road da Rinaldi, como os versáteis pneus HE 40 e RMX 35. Veja as expectativas dos pilotos do Team Rinaldi:
Ramon Sacilotti (São José dos Campos-SP; Classe Super Production) – “Estou 100% pronto para o Rally dos Sertões, que sempre traz disputas de alto nível técnico. O percurso é novo e não sabemos o que esperar da região, mas é muito bom enfrentar desafios inéditos. A chuva e o frio devem aparecer no Paraná, o que pode dificultar, apesar disso estou confiante na minha preparação e nos equipamentos”.
Gregório Caselani (Caxias do Sul-RS; Super Production) – “A gente nunca sabe o que vai acontecer no Rally dos Sertões e estou muito empolgado. Vou andar com uma moto diferente, que tem bastante explosão, e preciso saber explorar esta vantagem nos momentos certos. Sou gaúcho, ou seja, o clima frio não será problema. Espero fazer uma boa navegação, ter a cabeça no lugar e traçar a estratégia diariamente para completar a prova da melhor forma”.
Guilherme Cascaes (Tubarão-SC; Production Aberta) – “Estou muito confiante para defender o título da categoria Production Aberta e ainda há pretensão de estar entre os 10 mais rápidos das motos. As expectativas são boas, tenho treinado bastante. O percurso do Rally dos Sertões vai mudar muito com relação aos anos anteriores, que tiveram regiões mais secas e temperaturas altas durante todo o roteiro. Será uma novidade para todos”.
Ricardo Martins (Florianópolis-SC; Production Aberta) – “Eu sinto bastante tranquilidade para a largada, tudo o que poderia fazer durante o ano foi feito. Estou com ótimo ritmo de prova e a motocicleta foi aprovada nos testes. O sucesso no Rally dos Sertões inclui uma série de fatores, até mesmo sorte em alguns momentos, e o piloto mais completo vai se sobressair”.
Guilherme Piva (Patos de Minas-MG; Production Aberta) – “O Rally dos Sertões é a maior prova do calendário. Está tudo pronto para a largada e o objetivo é vencer a categoria Production Aberta. Estou bem treinado, com a moto acertada e pronto para acelerar na prova. Teremos adversários extras, que serão a chuva e o frio no final do roteiro, mas a dificuldade existe para todos”.
Moara Sacilotti (São José dos Campos-SP; Over 45) – “Esta será a minha 16ª participação no Rally dos Sertões, mas sempre parece que é a estreia. A expectativa para a largada é muito grande, já que cumpri um ano inteiro de preparação intensa e de muita dedicação. Espero fazer uma ótima prova e ter surpresas positivas nesta nova região pela qual o rally irá passar. Além dos resultados, as experiências de vida contam muito e fazem a diferença nas provas”.
Daniel Crema (Criciúma-SC; Marathon) – “Estou tranquilo e com bom ritmo de prova, já que conquistei bons resultados na temporada pelo enduro de regularidade. Participei do Rally dos Sertões em 2004, quando ganhei a categoria Marathon. Espero ter sucesso novamente, ainda mais porque agora conto com grande estrutura de apoio e companheiros de equipe que podem ajudar muito. Acredito que a experiência no enduro de regularidade deve colaborar na navegação, que sempre exige bastante”.
Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2015:
1/8 – Prólogo (das 11h30 às 14h) e largada promocional (17h15) no Autódromo Internacional de Goiânia
2/8 – 1ª etapa – Goiânia (GO) / Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km
3/8 – 2ª etapa – Rio Verde (GO) / Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km
4/8 – 3ª etapa – Itumbiara (GO) / São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km
5/8 – 4ª etapa – São Simão (GO) / Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km
6/8 – 5ª etapa – Três Lagoas (MS) / Euclides da Cunha Paulista (SP) – ETAPA MARATONA
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km
7/8 – 6ª etapa – Euclides da Cunha Paulista (SP) / Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km
8/8 – 7ª etapa – Umuarama (PR) / Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km
Fonte: Mundopress