BMW emitiu uma nota recall nos Estados Unidos – ou “comunicado”, como fabricantes de motos preferem chamá-los – de modelos R e K série produzidos durante um período que abrange quase oito anos.
O flange da roda traseira pode rachar como resultado de parafusos do disco de freio ou porcas das rodas, sendo demasiado apertada, diz BMW.
Enquanto a falha só ocorrerá devido a manutenção incorreta, de acordo com a empresa, flanges de roda serão substituídos por ‘uma parte mais robusta como medida de precaução”.
O recall se aplica às motocicletas e R série K produzidos entre novembro de 2003 e abril de 2011. BMW não disse quantas no total são afetados. Dadas as vendas fenomenais da R1200GS sozinho, supondo que não são poucos.
No release a BMW disse: “Como parte de uma campanha envolvendo motocicletas técnico do R e K Series produzido entre 11/2003 e 04/2011, BMW Motorrad irá substituir o flange da roda da suspensão traseira, como precaução.
‘BMW Motorrad irá informar todos os proprietários das motocicletas afetadas. Para os clientes da campanha técnico é gratuito.
“Com base em análises de qualidade em curso, verificou-se que, no caso de manutenção incorreta e torque excessivo pode ser aplicado para os parafusos do disco de freio ou para as porcas ao mudar as rodas, ao contrário dos valores indicados nas instruções de reparação BMW Motorrad ou instruções de operação.
‘Fissuras e danos na flange da roda podem ocorrer, como um resultado de torque excessivos. BMW Motorrad, portanto, decidiu trocar a flange da roda com uma parte mais robusta como medida de precaução “.
Fonte: Visordown